sábado, 26 de junho de 2010

Acústico MTV Nacional - Top 10


No início da década de 1990, a emissora MTV chegou ao Brasil inovando o conceito da programação brasileira de televisão com uma programação dedicada preferencialmente para música. Dentro dessa programação surgiu uma das mais famosas séries elaboradas pela emissora: O Acústico MTV.
O foco da série é apresentar bandas tocando suas músicas quase que excluisavemente com instrumentos acústicos e não elétricos.
Uma das maiores curiosidades entre toda essa trajetória é a gravação do Acústico MTV Roberto Carlos. Após negociações com a Rede Globo, o cantor foi liberado para gravar seu Acústico MTV em 2001. Porém, em 2002, a versão em DVD foi retirada de catálogo por problemas contratuais.
O primeiro Acústico MTV foi gravado em 1990 com a banda Barão Vermelho, mas o mesmo só foi lançado em 2007. De 1990 até hoje já aconteceram 33 apresentações da série. A mais recente é Acústico MTV Lulu Santos - Volume 02.
Dentre todos álbuns lançados da série, indico abaixo os 10 melhores Acústicos MTV.

10. Acústico MTV - Charlie Brown Junior
O álbum em questão é marcante para qualquer fã da banda. Com um gênero rock e arriscando a um MPB em algumas faixas, Charlie Brown Junior conseguiu provar que suas músicas têm um ótimo conteúdo e não são vazias como a maioria das bandas que seguem seu estilo.
Velhas canções como "Proibida pra mim" e "Papo Reto" são encontradas em novas leituras, e a inédita "Vícios e Virtudes" é marcante para quem gosta de um rock mais tranquilo e pacífico.
O álbum também conta com participações de Marcelo D2, Negra Li e o grupo RZO.
09. Acústico MTV - Engenheiros do Hawaii
Antes de qualquer espanto com a posição do álbum no meu ranking, eu sou fã incondicional de Engenheiros.
Lançado em 2004, a banda reuniu em seu álbum clássicos como "O Papa é POP", "Infinita Highway" e "Somos quem podemos ser". Além de canções inéditas como "O Preço" e "Vida Real".
08. Acústico MTV - Ira!
Após algum tempo sem lançar qualquer álbum, a banda Ira! teve um ótimo retorno com o lançamento de seu Acústico MTV em 2005. As canções mais marcantes do álbum são "Flores em você", "Eu quero sempre mais" (com uma incrível parceria com a cantora Pitty), "O Girassol" e "Tarde Vazia". O álbum também conta com a parceria da banda Os Paralamas do Sucesso e do cantor Samuel Rosa.
07. Acústico MTV - Kid Abelha
Sem dúvida alguma um dos maiores representantes do Pop Rock Nacional da década de 1980 é a banda Kid Abelha. Lançado em 2002, a banda comemorou seus 20 anos de carreira com um álbum excepcional, relembrando seus maiores e inesquecíveis sucessos e lançando novas e boas músicas. Clássicos como "Amanhã é 23", "Fixação" e "Na rua, na chuva, na fazenda" são intercalados com músicas inéditas como "Nada sei", "Meu vício" e "Te amo pra sempre".
Um fato interessante da versão em DVD é a música (improvisada) "Baba" de Kelly Key que Paula Toller canta antes de "Pintura íntima" e um ápice com "Quero te encontrar", regravação de Claudinho e Buchecha.
06. Acústico MTV - Os Paralamas do Sucesso
É impossível citar os melhores álbuns nacionais e não incluir Os Paralamas do Sucesso. Em 1999 a banda lançou seu Acústico MTV com um enorme sucesso, mesmo o repertório do álbum tendo a maioria de músicas até então não conhecidas pelo público.
O álbum contou com a participação de Zizi Possi e Dado Villa Lobos.
E como motivos de comemorações nunca são demais, o Acústico MTV - Os Paralamas do Sucesso vendeu mais de 500 mil cópias e venceu o Grammy Latino em 2000.
05. Acústico MTV - Cássia Eller
O álbum foi lançado em 2001 e o Brasil teve o privilégio em ter de volta aos palcos uma das melhores vozes femininas na minha opinião. Dirigido por Nando Reis, o álbum teve a participação musical do próprio diretor, além da Nação Zumbi e do Rapper Xis.
Clássicos como "Malandragem", "O segundo sol" e "Por enquanto" são destaques para o álbum em questão.
04. Acústico MTV - Marcelo D2
É incomum encontrarmos acústico de um cantor de rap, mas assim como o Charlie Brown Jr, Marcelo D2 conseguiu inovar e surpreender com seu álbum e sua evolução presente no mesmo.
Esse é o terceiro álbum em carreira solo do cantor e mesmo assim ele já consegue demonstrar que é bem sucedido e premiado no hip hop.
Além de hip hop, ainda há samba de raiz para os fãs da música de boa qualidade.
O album conta com participação de Will I Am do Black Eyed Peas, João Nogueiro e do filho de Marcelo D2, Stephan.
03. Acústico MTV - O Rappa
Não sei o que é mais incrível nesse Acústico: se a qualidade sonora impecável ou o cenário inusitado. O que geralmente se espera de um acústico é um banquinho, voz e violão. Mas o que era para ser um palco de um show, O Rappa conseguiu transformar em uma central rodoviária incrível. Com projeções no trem e instrumentos diferentes, a banda conseguiu inovar no cenário do Acústico MTV.
Se tratando da qualidade sonora, O Rappa conseguiu fazer novos arranjos (tão bons quanto os antigos) para suas músicas mais marcantes como "Reza Vela", "Rodo Cotidiano" e "O Salto". Além de músicas inéditas ("Não perca as crianças de vista") e que não fogem da qualidade ímpar que a banda possui.
02. Acústico MTV - Sandy e Junior
Poucos artistas, mesmo tão novos, conseguem se manter por tanto tempo no mercado fonográfico brasileiro com um nível alto e uma fama boa quanto os irmãos Sandy & Junior.
Talvez por se tratar de um projeto voltado como uma despedida da carreira em dupla, esse álbum é algo incomparável.
São os artistas com menor idade comparado aos demais que já participaram da série Acustico MTV.
O álbum contém 20 faixas relembrando os maiores sucessos da dupla durante toda trajetória artística. Além de uma hidden-track da canção "Maria Chiquinha".
Com um cenário tambem inovador, os irmãos não ficaram sentados um ao lado do outro como em todas as suas apresentações anteriores. A Geografia do palco foi alterada e um ficou em frente ao outro, tendo assim uma analogia da separação da dupla.
Músicas de maiores sucessos como "As Quatro Estações" (com uma nova versão em Bossa Nova e participação de Marcelo Camelo), "A Lenda", "Enrosca" (também em nova versão, dessa vez o Blues e participação de Ivete Sangalo) e "Desperdiçou" são fortes no álbum.
Clássicos da época infantil da dupla como "Com Você" e "Ilusão" também fazem parte do projeto acústico dos irmãos. Além, é claro, de canções inéditas como "Abri os Olhos" e "Segue em frente".
O maior pecado do Acústico MTV - Sandy & Junior é a ausência das faixas pout pourri, algo tão presente na história da dupla e que permitiria uma maior quantidade de músicas.
01. Acústico MTV - Legião Urbana
Nunca fui muito fã de Legião Urbana, apesar de jamais contestar o talento nato de Renato Russo.
Esse album merece um destaque maior por demonstrar que perfeição e simplicidade convivem perfeitamente juntas. Ao contrário de todos os Acústicos MTV, esse foi o único tocado apenas com dois violões e uma percussão. Ou seja, a maior essência de um acústico está presente nesse álbum.
O principal single do álbum é a canção "Hoje a noite não tem luar", além da presença de músicas como "Índios", "Pais e Filhos" e "Faroeste Caboclo".
O álbum foi gravado em 1992 mas só chegou às lojas 07 anos depois e em apenas uma semana atingiu a marca de 700 mil cópias vendidas, comprovando a qualidade indescritível do melhor projeto da série Acústico MTV!



3 comentários:

Mayara Lucena disse...

faltou na lista o acústico mtv do Lenine, que é fantástico! :)

Anônimo disse...

Mentiraa q capital inicial não fas parte dessa listaa... "
sandy e junior pelo amor q isso

Unknown disse...

desculpe mai o acústico do engenheiros do hawaii as canções o preço e vida real não são inditas< ela são do disco gessinger trio de 1996, as inéditas são outras frequências e armas químicas e poemas!